Wednesday, August 31, 2011

O que é empreender

Empreender é desenvolver um projeto que provocará uma transformação em nossas próprias vidas. Isso acontece, quando resolvemos sair de uma situação que nos causa alguma insatisfação e buscamos outra que, segundo as nossas expectativas, nos faria mais feliz.
Todo projeto se resume na descrição de um mapa do caminho. Um roteiro estratégico onde o risco é parte integrante da paisagem. Com tecnologia e capacitação se consegue a redução desses riscos e se encurta os tempos para o alcance das metas programadas.
Se, nas condições contemporâneas, todos nós temos que nos tornar empreendedores, ou seja, sermos pessoas diferenciadas que constroem e reconstroem as próprias condições de vida, é claro que esse comportamento empreendedor precisa ser cada vez mais estudado e compreendido.
Vamos tentar nesse bolg, entender, o que leva as pessoas a saírem de uma zona de conforto e entrarem no ambiente de risco como empreendedores.
Empreender é mudar efetuando essa mudança num ambiente de incertezas  que caracteriza o início do século XXI pleno de inovações e invenções que tornam obsoletos produtos recém lançados. Ou seja, temos que acertar um alvo que muda de posição a todo instante.
Na atual tendência, ser um empreendedor não é, simplesmente, mais uma opção. Nas atuais condições, ser empreendedor vai se tornando a única decisão possível, seja no sentido de avanço na escala social ou, apenas, o  de simples sobrevivência no mercado de trabalho. Empreendedores internos e externos estão enfrentando proporcionalmente os mesmos desafios. Então, o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para se capitalizar com ela e para isso ele precisa ter:
1.       Iniciativa para criar um novo negócio e paixão em desenvolvê-lo;
2.       Utiliza e combina os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o seu próprio ambiente social e econômico;
3.       Aceita a assumir riscos calculados com o a possibilidade de fracassar e recomeçar.
Essa questão está apenas no início. Na sequência vamos aprofundá-la muito mais.

2 comments:

  1. É ter um projeto e a possibilidade de colocá-lo em prática. Pode ser elaborado um cronograma de metas que irá ajuda-lo na organização do projeto. Para Implementa-lo de acordo
    com os recursos adquiridos, são fundamentais determinação associado ao potencial empresarial.

    Alessandra Ramos

    ReplyDelete
  2. Allesandra Ramos

    Esse projeto que vc fala nasce a partir de uma idéia que analisada mentalmente passa no teste de ser ou não ser uma oportunidade. Num primeiro estágio o projeto ainda é bem improvisado, a menos que vc tenha uma visão já bem estruturada da oportunidade. Obrigado pela participação é o fórum dando os seus sinais.
    Gerson

    ReplyDelete