Thursday, September 15, 2011

Livia Vassali relata o seu case de empreendedorismo




Olá, sou a Livia Vassali, uma carioca com tempero mineiro. Na verdade nasci no Rio há 28 anos e logo fui para uma cidadezinha no interior de MG, chamada Leopoldina.
Se comparada ao RJ, Leopoldina seria aquele gostoso quintal de casa... um pedacinho de paz apenas algumas horas daqui!
Morei lá até meus 20 anos, deixando pra trás minha faculdade de contabilidade (ainda no meu 2º período), alguns de “muitos” e bons amigos e, principalmente, a convivência em família. Necessário, porém, pra dar o meu primeiro passo rumo ao meu “Sonho de Sucesso”, minha tão sonhada empresa de MODA.

Formei-me em 2005 na faculdade de MODA através do IZA/UVA, em seguida fiz uma pós-graduação em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial, fiz vários cursos também de Modelagem, Planejamento e Controle de Produção - no Cetiqt, Negociação (FGV/SP) e entre tantos outros pelo Sebrae/EAD.
Em 2008 apoiei um sonho em comum a um sócio (investidor) e montamos uma loja nessa cidade de Minas, alguns meses depois estamos montando uma confecção e rapidamente tínhamos 12 colaboradores (10 na confecção e 2 na loja).
Planejamento pronto para expansão e etapas sob controles, tínhamos clientela, excelente estrutura, pedidos e boas vendas. Porém havia alguns obstáculos a quais não prevíamos e não nos planejamos: a falta de conhecimento em administração prática, estávamos distantes fisicamente da empresa e principalmente, como a maioria das pessoas iniciamos nessa empreitada sem largar nossos empregos. Que, por sinal, eu estava numa temporada de 1 ano em SP e ele continuava aqui no RJ.
Viajávamos todos os finais de semana pra lá, seja pra analisar o desempenho da semana, a produção, as vendas e ainda pra “tentar” buscar mais peças pra atendermos aos pedidos de clientelas especificas.
No final das contas, na prática percebemos que mesmo contratando pessoas capazes e competentes para as funções designadas, só isso não era o suficiente. Os funcionários por não ter uma referência de uma figura de liderança eram inseguros e sem iniciativa, mesmo colocando um administrador na confecção, não tê-lo naquele ambiente seria a mesma coisa na percepção dos demais.
Falando um pouco do perfil dos sócios?
Eu: formada em moda, entendo e costuro desde os 7 anos de idade, vida profissional (comecei a trabalhar com 14 anos) voltado para o atendimento ao público, vendas e gestão (análise de números e planejamento estratégico). Conteúdo teórico e prático no negócio de moda e “achismos” em administração.
O sócio: sonhador, excelente gerente de projetos e vontade de crescer. Porém muito ambicioso além de ansioso demais e sem noção nenhuma de administração, acreditando mais nas possibilidades do que nas realidades.
A empresa durou na verdade de set/08 a março/09, quando demitimos e encerramos a atividade total. Ficou fechada até a tomada de decisão de romper a sociedade e eu assumi apenas a loja reinaugurada em jun/09. De lá pra cá tenho tentado com recursos próprios de meu salário manter o estoque e capital de giro, na esperança de assim equilibrar vendas x compromissos financeiros.
Atualmente posso contar com o recurso de minha madrinha, porém somente até Dez/11 onde temos o prazo de reavaliar o negócio e fazê-lo caminhar com recursos próprios.
Tenho clientela que busca novidades, tenho matéria prima para produção de novas peças e reposição de estoque, um excelente ponto comercial e de baixo custo, boa vendedora e minha mãe por morar lá, consegue passar pela loja todos os dias para verificar as necessidades e “olhar” o andamento da mesma.
Meu objetivo é estruturar a loja, dando o subsídio necessário para ela caminhar com os próprios recursos expandindo a ponto de justificar voltar com a confecção própria e expandir para demais cidades, além de fornecer para algumas lojas de sinergia com a moda a qual fazemos.
Minhas principais dificuldades estão na administração da empresa, no controle e gestão de vendas, estoque, contas a pagar, controle de recebimentos futuros (vendas a prazo), etc...
Esse curso representa pra mim um grande passo nessa caminhada, onde assumo de fato minha falta de conhecimento em administrar, porém um marco decisório na minha força e certeza de sucesso.
Estou empenhada a escutar, aprender, praticar e prosperar!

Obrigada pelo espaço e obrigada por me proporcionar esse enorme aprendizado,
Livia Vassali
13/set/11

2 comments:

  1. Livia

    Obrigado pela sua contribuição. Será um excelente assunto de aula. Todos aprenderemos muito em função dela. Parabéns
    Gerson Abranches

    ReplyDelete
  2. Prof. Gerson

    acredito que esse seja uma das maiores causas de falência nos 2 primeiros anos de empresa: falta de preparo e planejamento irreal.

    Tenho muita certeza que esse curso irá me ajudar.

    Abs
    Livia

    ReplyDelete