Monday, September 19, 2011

Se a solução ideal não está no mercado, onde ela estaria?

Temos observado com frequência uma justa decepção quando um produtor de moda busca uma facção confiável ou uma costureira externa que esteja minimamente estruturada para uma relação continuada de negócio. Isso é explicável. Todos, fornecedores e terceirizadores, passaram por decepções contínuas e grandes prejuízos mútuos. Quase todos criaram, a partir daí, uma barreira de desconfiança difícil de superar e de permitir uma transação sadia.
Por outro lado, sem uma relação amigável de parceria o pequeno empreendedor se sobrecarrega, inflaciona custos com retrabalho e inviabiliza os seus negócios.
Esse loop parece não ter fim. Eu não cresço porque não tenho como terceirizar e porque eu não tenho como terceirizar, eu não cresço.
No mercado não encontramos a solução ideal. Então, como encontrá-la?
Durante o curso vamos detalhar bastante esse assunto. Mas, vamos dar três pistas na busca de uma solução:
1.       Não inicie um capital de relacionamento no mesmo momento em que está realizando um negócio. Primeiro o contato, o relacionamento, depois o negócio. Desta forma vai se formando uma primeira seleção. Alguns serão recusados logo após o primeiro contato. Outros serão experimentados. Crie um motivo para que o prestador do serviço possa te atender bem. Lembre-se. Quem vende pouco tem que atuar na escala de valor. Ao longo do tempo você vai criando um cadastro que contempla os melhores prestadores.
2.       Organize as informações e os materiais. Construa um protótipo que seja esclarecedor e que não necessite de alterações verbais. Torne o seu trabalho o mais compreensível possível para quem vai executá-lo.
3.       Crie uma equipe produtora de protótipos que funcionará como o embrião de formação das suas costureiras externas. Essas costureiras começaram do zero até a perfeição profissional. Estabeleça um clima organizacional onde seja prazeroso trabalhar com você. Cative e prepare. Depois libere e reconheça. Em dois anos você terá a equipe mais fechada com você no mercado. Haja venda para tanta produção!
Parece trabalhoso, mas dá resultado. Tem sempre alguém fazendo desse jeito. Não é por acaso que são os vencedores.
Gerson Abranches

2 comments:

  1. Gostaria de compreender mais a questão da terceirização!
    Quando falavam para mim, me parecia uma coisa simples de se fazer.

    Vi que no meu caso, que faço poucos produtos (capas de almofadas)e tenho muita atividades diárias, é bastante necessário que procure alguém que faça o trabalho braçal para mim (talvez só precisasse de uma funcionária!).

    Isso realmente pode ser o diferencial para que meu "negócio" ande pra frente!

    Meu problema começa em ACHAR esta mão-de-obra. Depois de encontrá-la, precisarei então conhecê-la bem, antes de entregar meus produtos para serem confecionados por ela?
    Como posso conhecê-la bem assim?

    Obrigada!

    Bruna Antunes.

    ReplyDelete
  2. Minha amiga Bruna

    Não tenho resposta pronta para tudo. Mas observo as coisas com atenção e pratico para depois pasar a frente. Temos que passear no mercado. Ir ao sindicato das empresas, no das costureiras (que tal, pesquisar no SEBRAE?), procurar e entrar em contato. Não procure alguma coisa de algum tipo pré-determinado. Descubra as coisas no mercado e veja como elas podem servir a você.
    O artesão voltado para a sua obra é um operário. Muito dígno, mas de pouca capacidade de ganho. Vá ao mercado.. Veja fornecedores, possíveis compradores... a meu ver, seu produto deverá caminhar para a moda casa. Mas, verifique se é isso mesmo! Ninguém pode sonhar os sonhos dos outros... Observe a hipótese da consignação... Enfim, é no mercado que se aprende a mercadear..

    Obrigado pela contribuição e ainda vou ver você vendedndo à rodo. Isso, pra mim, está muito claro!
    Sucesso é o que lhe desejo
    Gerson Abrnches

    ReplyDelete