Na modelagem de formação de preços que tabulamos para os empreendedores em moda estamos agora apresentando a mesma lógica, com uma pequena variação, para ser praticada enquanto a produção ainda está atravessando a fase heróica da sua afirmação, quando o faturamento ainda é de menos de cem peças mensais.
Todos nós concordamos que o custo fixo deverá ser distribuído de forma diferenciada conforme um modelo seja “mais fácil” (mais rápido ou mais barato na facção) ou “mais difícil” (lento na produção ou mais caro na facção) de ser produzido. Então qual seria a diferença?
A diferença está situada fundamentalmente nos níveis de ponderação. Assim, a tabela, nos iniciantes deveria a seguinte distribuição:
1. Imaginemos um custo fixo igual à R$ 4.200,00
Ponderação de rateio dos Custos Fixos | ||
Dificuldade | Nível de rateio | Valor em Custo Fixo |
1 | 0,5 | R$ 420,00 |
2 | 1,0 | R$ 840,00 |
3 | 1,5 | R$ 1.260,00 |
4 | 2,0 | R$ 1.680,00 |
Total | 5,0 | R$ 4.200,00 |
2. Se a meta de vendas for a que segue o rateio por peça seria:
Rateio dos Custos Fixos por peça | ||
Dificuldade | Metas de vendas | Custo Fixo por Peça |
1 | 80 peças | R$ 420,00÷80= R$ 5,25 |
2 | 50 peças | R$ 840,00÷50= R$ 16,80 |
3 | 30 peças | R$ 1.260,00÷30= R$ 42,00 |
4 | 15 peças | R$ 1.680,00÷15= R$ 112,00 |
Total | 5,0 | R$ 4.200,00 |
3. Quem vende pouco tem que vender produtos percebidos pelo consumidor como de alto valor agregado. Os mais caros é que simbolizam o produto que se tem que expandir mais acentuadamente.
É isso aí gente! Vamos em frente cada vez com mais vontade!
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