Wednesday, October 26, 2011

Olha aí pessoal, a busca do valor pelo design e inovação

Estação do Conhecimento: Design como conceito de inovação e empreendedorismo


Empresas brasileiras de design se unem para abordar o tema na Mostra de Conteúdos e Soluções, espaço gratuito da HSM ExpoManagement 2011


Em um mercado pulverizado e de muitos concorrentes, o design desponta no Brasil como fator de estratégia empresarial. “Produtos são cada vez mais parecidos e o design não pode mais ser visto como uma ferramenta de 'embelezamento' e sim como um agente centrado no olhar do consumidor, capaz de agregar valor e diferenciação”, explica Gian Franco Rocchiccioli, coordenador da Estação do Conhecimento: Brasil Design Week 2011, da HSM ExpoManagement 2011.
O espaço, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign) é uma iniciativa da entidade para chamar a atenção para a relevância em se criar e estimular o desenvolvimento do novo e do melhor para os mais diversos setores da economia. Este ano, o a estação do conhecimento terá um caráter mais voltado à criação de um ambiente para networking entre profissionais de design e empresas.
Na edição do ano passado, a vocação universalista do design como ferramenta de inovação ficou evidente. Segundo dados da Abedesign, o evento atraiu 27 mil visitantes, dos quais 27% eram do segmento industrial e manufatureiro, mais 11% dos setores de telecomunicações, transportes e energia, além de 9% do setor financeiro e bancário.
Se no ano passado metade do público no espaço contou com a presença de presidentes, CEOs e diretores de empresas, para debater este tema, na edição deste ano, a Abedesign pretende posicionar o segmento como parceiro fundamental de transformação da indústria brasileira.
Rocchiccioli comenta que as dimensões do Brasil como país detentor de recursos minerais fizeram com que a produção de commodities fosse durante muito tempo a prioridade e não a agregação de valor, ao contrário de países como Inglaterra e Japão, por exemplo.
Sob esta mescla, a Estação Brasil Design Week abordará essa e outras problemáticas e contará com especialistas do setor, entre eles alguns representantes do consulado britânico, que discorrerão sobre como funcionam as políticas públicas da Inglaterra, historicamente precursora da economia criativa.
O evento contará ainda com uma rodada especial aos convidados, diariamente, das 11h30 às 20h00. Os interessados deverão entrar em contato com a Abedesign antes da realização do evento.



Portal HSM
25/10/2011

No comments:

Post a Comment